Saiba Onde Fazer Residência Em Clínica Médica Em Sp

· 3 min read
Saiba Onde Fazer Residência Em Clínica Médica Em Sp

Tem como objetivo contribuir para o aprimoramento na formação do profissional médico, mediante a ampliação de sua competência, além de propiciar habilidades e atitudes do médico nas várias áreas do conhecimento.  rinoplastia com desvio de septo  à capacitação e qualificação que possibilitem o desempenho ético e humanístico da profissão, buscando por meio de atividades práticas orientadas, para o progressivo aperfeiçoamento profissional e científico. O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao Médico Residente o título de especialista que pode ser registrado nos Conselhos Regionais de Medicina. A expressão “Residência Médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica . Todas as residências em Geriatria têm duração de 2 anos, com 2.880 horas-aula/ano, e  requerem pré-requisito de 2 anos de residência em Clínica Médica reconhecida pelo MEC.

  • Busque uma bolsa Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.
  • Melhores especialidades médicas, você também precisa ficar atento às áreas menos atrativas à sua carreira.
  • Confira quem precisa fazer e quais são as exigências dessa prova aplicada pelo MEC.
  • Assim, aqueles que tiverem maiores médias normalizadas têm preferência na escolha do local de formação.
  • A Santa Casa de Ribeirão Preto tem sido considerada um ótimo serviço para oferecer formação para médicos em treinamento, já que apresenta grande diversidade de casos, uma boa estrutura de apoio e preceptores preparados para a realização do treinamento.


A residência médica é uma fase fundamental na formação do médico, é ela que irá direcionar toda sua carreira. Confira os programas de Residência Médica em diversas áreas de especialização oferecidos pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM e desenvolvidos no Hospital de Clínicas da UFTM. O especialista em Pediatria conta com diversas possibilidades de atuação, podendo, inclusive, ingressar em uma subárea.

Universidade De São Paulo (usp)


Essa forma de aprendizado é aplicada nos melhores hospitais do Brasil e do mundo e temos muito orgulho de poder oferecer isso à nossa comunidade. Certamente os residentes vão ajudar a melhorar ainda mais a qualidade de vida da população”, descreve a diretora técnica do Tacchini, Dra. Além do mais, a residência médica traz grandes benefícios para a formação acadêmica do profissional.

Hospital De Amor De Barretos


Nesse processo de aprendizagem, vc aprenderá não somente a tratar doenças ou realizar procedimentos, mas também adquirirá outras habilidades próprias da especialidade escolhida. Outro ponto forte, que reforçamos na Instituição, é que o residente cresça no profissionalismo, adquirindo atitudes compatíveis com o respeito, cuidado e atenção ao paciente, além do conhecimento científico. Seus hospitais possuem capacidade para atendimento de alta complexidade em 51 especialidades médicas. No ano passado, foram oferecidas 247 vagas de residência médica, incluindo especialidades com pré-requisito, áreas básicas e acesso direto. A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização.



Residências Médicas Mais Concorridas


Dentro dela há muitas sub-especializações, tais como a neonatologia (o cuidado dos recém-nascidos), a cardiologia pediátrica, a pneumologia pediátrica, entre outras. Contudo, lembre-se de que alta procura nem sempre quer dizer alta concorrência, pois algumas das áreas mais procuradas – como clínica médica e cirurgia geral – possuem mais vagas do que outras na maior parte das instituições. Por fim, chegamos ao primeiro lugar do nosso ranking, comandado pela Universidade de São Paulo, campus de São Paulo. A FUVEST é a responsável pelo processo seletivo de Residência Médica do FMUSP, cujo programa é constituído obrigatoriamente por estágios práticos, que ocupam de 80 a 90% da carga horária. O tempo restante é dirigido a atividades teórico-pedagógicas complementares. Assim como outros programas, a AMRIGS aplica a primeira fase do processo seletivo, a segunda fase é de responsabilidade da instituição de escolha do candidato.